terça-feira, 27 de julho de 2010

Um nova arte reluz em Nunes Freire: Pantomima



Cia de Arte da 1º Igreja Batista “Compasso da Graça” apimentou de uma forma simples e reflexiva o 1º Festival “Rock In Street”, que ocorreu neste domingo, 25 de julho.


A Companhia de Arte apresentou uma Pantomima (Arte com Mimica) “Alejado pelo Pecado”, que tinha como objetivo evangelizar e revelar uma arte, que até então era desconhecida, Pantomima.


Pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos. É a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.


A Cia se apresenta todos os finais de semana na Primeira Igreja Batista, localizada na rua da Paz, Governador Nunes Freire. Venha e seja impactado!


Autor: Marcos Leite



CUFA Gov. Nunes Freire realiza o 1º Campeonato de BMX Street da Região do Alto Turi






O 1º Campeonato BMX Street de Governador Nunes Freire ocorreu neste Domingo, 25 de Julho durante o Festival Rock In Street em plena Praça da Cultura.

Foram premiados os melhores na etapa de Estilo Livre. Veja os Campeões:

Campeão:
Cachorão – Gov. Nunes Freire (Bike BMX e Troféu)

Vice-campeão:

Morcegão – Gov. Nunes Freire (Troféu e Brindes)


Autor: Marcos Leite


segunda-feira, 26 de julho de 2010

CUFA Gov. Nunes Freire promove Festival Rock In Street








Na tarde desse domingo, 25 de Julho (Dia do Escritor) a Central Única das Favelas de Gov. Nunes Freire promoveu o maior festival de rock da Região do Alto Turi. Cerca de 200 pessoas fecharam a avenida em frente a praça da cultura. Todos estavam ansiosos para verem o nosso primeiro campeonato de BMX. O público presente ia ao delírio com as mais variadas manobras de bike. O campeonato nesta primeira edição fez parte do nosso festival.


O Festival “Rock In Street” é um evento promovido pela CUFA de Gov. Nunes Freire (Associação Nunesfreirense de Juventude) em parceira com a Academia de Letras do Alto Turi.
Como convidados registramos a presença dos artistas da terra Lucivaldo, Rafhael, Rudney, etc. Também estiveram presente o Pe. Abas, Dr. J.J e sua esposa e os jornalistas e radialistas Cleberson e Reinaldo (Jornal Gazeta do Alto Turi e Radio GNF Fm) que fizeram a cobertura completa do evento. O Som ficou por conta do Dj Cezar (Rádio Juf), que animou a galera tocando os mais variados rock’s no momento do campeonato.


O evento teve o total apoio da ADIB Distribuidora Coca-Cola, que não mediu esforços para nós apoiar. Tivemos também o apoio da Serraria Natália, Ver. Marcelo Oliveira, Ver. Eduarte e Electro Alves.

O objetivo do Festival foi valorizar o Rock brasileiro (conhecido no Brasil como rock nacional), que teve início no final da década de 1950, mas só começou a ter força na década de 1980.

O evento teve como objetivo principal nesta primeira edição realizar variados shows com intuito de valorizar os artistas do município de Governador Nunes Freire.

Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vem ai o 1º Campeonato de BMX Street promovido pela CUFA




O 1º Campeonato BMX Street de Governador Nunes Freire ocorrerá neste Domingo, 25 de Julho a partir das 14:00 hs durante o Festival Rock In Street em plena Praça da Cultura.

Serão premiados os melhores na etapa de Exibição (livre para todas as idades) e de Street Bmx Iniciante (livre para jovens de 12 á 16 anos).

Realização:
CUFA de Gov. Nunes Freire
Associação Nunesfreirense de Juventude

Apoio:
ADIB distribuidora
Serraria Natalia
UMES de Gov. Nunes Freire
ALEAT

CUFA e PLAN Comemoram 20 anos do ECA.


Dança, graffite, esporte e cinema foram atividades desenvolvidas pela Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA/Ma) em parceria com a ONG Plan em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em São Luís.

As ações reuniram centenas de crianças e adolescentes nos dias 15 e 16 de julho na Unidade Escolar Ribamar Bogéa na Cidade Olímpica e no Viva da Vila Embratel. Entre panfletagem pelos direitos da criança, apresentações de Djs, B.Boys o coordenador da CUFA, Billy Wesley destacou a importância do trabalho direto com a comunidade. “As realizações culturais nas comunidades devem partir dos próprios moradores; a diferença de uma atuação direta é que a ação deixa sempre uma marca positiva em quem participa e isso rende frutos no decorrer dos anos”, disse.

No primeiro dia da ação, assim que as apresentações terminaram na Unidade Escolar Ribamar Bogéa, todos se concentraram na Associação de Moradores da Cidade Olímpica para acompanhar uma seleção especial de 10 animações do Festival Internacional de Animação do Brasil, promovido pelo Cine Crioula. “Permitir o acesso a cultura e a cidadania é o norte do Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso, o cinema é peça fundamental para o lazer e a reflexão de uma condição social”, explicou o coordenador do Cine Crioula Bruno Gouveia.

No dia 16, no Viva da Vila Embratel o espaço aberto atraiu uma multidão de pessoas. Com a panfletagem sobre a importância do ECA, muitos acompanharam as apresentações dos grupos parceiros da CUFA/Ma. “É importante que as pessoas entendam o que diz o estatuto para garantir um ambiente melhor para as nossas crianças”, ressaltou a estudante Maria Adelaide Santos.

A Organização da Plan avaliou o evento como bem mais do que o esperado e garantiu que é o primeiro passo para uma grande parceria. “A CUFA nos trouxe para perto da juventude e nos mostrou uma nova linguagem, o que comprova que o resultado do estatuto é conseguido com ações culturais e muito trabalho”, concluiu uma das coordenadoras da Plan Carol Santos.


Fonte:

http://cufamaranhao.blogspot.com





sábado, 17 de julho de 2010

CUFA-Gov. Nunes freire em site nacional da CUFA




Hoje, quando eu visitava o site da CUFA eu vir uma postagem que me chamou a atenção.
Vir o artigo que fala do Festival Rock in Street (veja a imagem), que ocorrerá neste domingo, 25 de julho. Fiquei muito feliz em ver essa postagem no site nacional da CUFA, pois assim vejo que nossa base cresce a cada dia mais e mais.


Veja o site:


Obrigado Família CUFA!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vem ai o Festival “Rock In Street” 2010 promovido pela CUFA-Gov. Nunes Freire



O Festival “Rock In Street” é um evento promovido pela Central Única das Favelas de Gov. Nunes Freire (Associação Nunesfreirense de Juventude) em parceira com a Academia de Letras do Alto Turi.

O objetivo do Festival é valoriza gênero musical popular, que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".
Também estará valorizando o Rock brasileiro (conhecido no Brasil como rock nacional), que teve início no final da década de 1950, mas só começou a ter força na década de 1980.

O evento terá como objetivo principal nesta primeira edição realizar variados shows com intuito de valorizar os artistas do município de Governador Nunes Freire.

O Festival ocorrerá entre 25, 28 e 31 de julho a partir das 18:00 hs na Praça da Cultura. Veja o calendário do evento:

Calendário:


25 de Julho
- Lançamento do Festival “Rock in Street”
28 de Julho – 1º Show do Festival “Rock In Street”
31 de Julho - Encerramento do Festival “Rock In Street”

Realização: CUFA-Gov. Nunes Freire
(Associação Nunesfreirense de Juventude)

Apoio: Academia de Letras do Alto Turi
e Coca-Cola - Gov. Nunes Freire

Obs.: A programação está sujeita a alterações.


Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

CUFA em apenas 2 meses torna-se a entidade juvenil mais ativa da Região do Alto Turi



A CUFA Central Única das Favelas de Gov. Nunes Freire, sob a representação da Associação Nunesfreirense de Juventude é a entidade juvenil mais ativa da região do Alto Turi.
Isso é visto pelos belíssimos trabalhos realizados nestes últimos dois meses de existência da entidade. Em destaque temos o 1º Seminário Temático em Defesa do Meio Ambiente, realizado dia 05 de Junho (Dia do Meio Ambiente). O evento teve como objetivo difundir um amplo debate sobre conscientização e preservação da natureza.

Após esse evento, Gov. Nunes Freire presenciou o maior encontro de juventude da região do Alto Turi. O 1º ENJUV - ENCONTRO NUNESFREIRENSE DE JUVENTUDE, realizado dia 12 de junho, reuniu cerca de 700 jovens, estudantes e favelados do município. O evento municipal de políticas públicas para/com a juventude nunesfreirense teve como objetivo ampliar mais o debate sobre políticas públicas para a juventude de Gov. Nunes Freire e Região.


Em seguida, depois do maior encontro de juventude da região a entidade idealizou o projeto Guarnicê. Projeto esse que teve grande repercussão por mergulhar em fontes de informações, pesquisas, além de trabalhos solidários, interativos, artísticos, didáticos e literários. Não foi dissociados de nossa visão, os grupos tradicionais como: bumba- meu- boi, pintura, música, lendas, mitos, prosas, canções, folguedos, artesanato e outros que fazem parte de nossa cultura.

Com o termino das festas juninas, a entidade estará realizando no final desse mês o Festival “Rock In Street”. O evento terá como objetivo principal nesta primeira edição realizar variados shows com intuito de valorizar os artistas do município de Governador Nunes Freire e valorizar o Rock Nacional.
O Festival ocorrerá entre 25 á 31 de julho a partir das 18:00 hs na Praça da Cultura.


Todas esses eventos e projetos só foi possivel ser realizados graças ao apoio da Academia de Letras do Alto Turi, UMES de Gov. Nunes Freire, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social, em especial a CUFA Maranhão, ao Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, e a Secretária de Estado de Esporte e Juventude.



Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com


Cufa Ma lança o Cineclube Crioula




Cinema e intercâmbio cultural. Essa é a proposta do Cineclube Crioula que inicia suas atividades na sede da União de Moradores do Bairro da Vicente Fialho, em São Luís. A sessão de lançamento que está marcada para amanhã, 10, é resultado de uma parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes do Ceará (CNC/CE) e com o programa Cine Mais Cultura que concederam filmes premiados do II Festival do Júri Popular do Ceará.


Os filmes fazem parte do projeto Mostra Cá que Mostro lá, que integra atividades cineclubista dos estados do Maranhão e Ceará. O Cine Crioula exibe amanhã, 10, os filmes “Dois mundos” de Tereza Jessouroun, “Timing” de Amor Admoni, “A arquitetura do corpo” de Marcos Pimentel, “O divino, de repente” de Fábio Yamaji e “A ilha” de Ale Camargo. A expectativa da coordenação do cineclube é receber um público de 60 pessoas.
De acordo com o coordenador do Cine Crioula, Bruno Gouveia, o objetivo do cineclube é garantir o acesso a filmes de qualidade a população. “O cine foi criado com o objetivo de, por meio de filmes de qualidade técnica e conteúdo, formarem um público espectador crítico”, destaca.
O coordenador explica que já está sendo planejada atuação do cine em outros bairros de São Luís e a realização de oficinas de capacitação na área de roteiro, história do cinema e produção de vídeos. “O trabalho do cine é sustentado no tripé exibição, capacitação e produção para o público que acompanha as sessões. Desta forma, conseguimos dá um retorno positivo para a sociedade que sofre com o acesso a produções cinematográficas de qualidade”, explica.


Cine crioulinha


Como parte da programação de lançamento do cine crioula foi realizada uma sessão especial com crianças moradoras do Vicente Fialho e bairros adjacentes que são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) em parceira com a Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA). Cerca de sessenta crianças assistiram à sessão.
A sessão do cine crioulinha também serviu para inaugurar uma nova parceria do Cine Crioula. As sessões do cineclube serão integradas às atividades desenvolvidas pelo PETI. Além de aulas de teatro, percussão, atividades esportivas, danças, contação de histórias, as crianças também vão assistir filmes e participar de atividades do cineclube especialmente desenvolvidas para elas.


Projeto


O Cine Crioula é um projeto da Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA/Ma) que desde 2008 atua com exibições gratuitas no bairro Vicente Fialho. Desde 2009, o cine faz parte do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), e no mesmo ano, por meio de edital, tem a parceria com o Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) que disponibilizou todo o material técnico de exibição e um curso de capacitação ministrado em agosto de 2009, no Ceará.


Fonte:



Vem ai o Festival "Rock In Street" 2010 promovido pela CUFA-Gov. Nunes Freire




quinta-feira, 8 de julho de 2010

ETAPA BRADAN EM IMPERATRIZ 2010





A Realização da Etapa Municipal "Bradan" aconteceu no dia 04/07 no Projeto Casarão em nossa cidade "Imperatriz-Ma". Foi o Maior Evento de Danca de Rua, e Arte de Rua da cidade de Imperatriz, com intervenção de Arte, Musica, Tribos Urbanas. Pessoas de todas as Classes, Credos e Gostos compareceram no domingo no Projeto Casarão para o Bradan(Brasil Break Dance).


O Evento seguiu com a leitura do Regulamento, Apresentação dos Jurados e um dos Mcs mais Talentoso da cidade "Nam Boy Mc" cantando o seu som "Só os Loucos" chamando a galera para "Chegar" e se divertir. Logo após o espaço foi usado pelo pessoal da escola de Dança "Dançarte" mostrando um pouco de balé, para os dançarinos de rua, logo após o dançarte, quem compareceu f o dançarino "Thiago" trazendo uma pequena performance de "Crunk" para a geral de B-Boys e B-Girl conhecer um pouco mais dessa verdadeira dança das ruas. O Evento assim seguiu com muita dança e música.


Tivemos 16 duplas competindo, a mesa estava composta por 05 Jurados, sendo eles: Humberto Pregador (Imperatriz), Marcia da Cia Dançarte (Imperatriz), Marcus do Gueto (Piaui), Waldic (Açailândia) Saymon (Imperatriz). Com participação de Dj Bronk’s (Imperatriz), levando os b-boys ao confronto, com as batidas.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Em Agosto MV Bill entra no elenco de Malhação


O rap vai ficar um pouco de lado na vida de MV Bill. Não que o 'mensageiro da verdade' (daí vem a abreviação MV) deixe de cantar, mas ele terá que conciliar a música com o ofício de ator.

Bill, que já deu expediente no filme Sonhos Roubados, de Sandra Werneck, ao lado de Nanda Costa, vai participar da próxima temporada de Malhação, que começa em agosto.


Ele será um dos professores da novela teen.



Fonte:

http://ofuxico.terra.com.br/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CUFA e ALEAT promove Projeto Guarnicê





Nesses dias de festividades em Governador Nunes Freire a CUFA e a ALEAT esteve presente tirando fotos e fazendo vídeos com intuito de divulgar a cultura local. Todo esse processo de propagação foi realizado através do belíssimo Projeto “Guarnicê”.

O projeto Guarnicê teve grande repercussão por mergulhar em fontes de informações, pesquisas, além de trabalhos solidários, interativos, artísticos, didáticos e literários. Não foram dissociados de nossa visão, os grupos tradicionais como: bumba- meu- boi, pintura, música, lendas, mitos, prosas, canções, folguedos, artesanato e outros que fazem parte de nossa cultura.
O Projeto teve como objetivo central divulgar a cultura local e regional através de sites, blogs e jornais.


A Palavra “Guarnicê”

“Guarnicê” é uma palavra usada no bumba- meu- boi que significa: preparação do grupo para entrar em ação. É o aviso de que a brincadeira vai começar.


Veja as imagens de vários grupos culturais tiradas no Arraiá Estrela de São João no nosso Álbum:



PROJETO GUARNICÊ



Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com

domingo, 4 de julho de 2010

Realizado ontem (sábado, 03) BRADAN Etapa Coroatá

Ontem foi o grande dia: aconteceu a etapa coroataense do Brasil Break Dance - BRADAN 2010, também considerado a atividade de lançamento da CUFA Coroatá. O evento que obteve o apoio do empresariado e poder público local, contou com uma expressiva participação da juventude.

O evento foi realizado na noite deste sábado na Quadra Dom Bosco, contando com a participação de oito duplas de competidores, sendo duas delas da vizinha cidade de Codó, uma da cidade de Vargem Grande e cinco duplas coroataenses.

Os competidores da etapa coroataense do BRADAN 2010 puderam ser prestigiados pelo coordenador estadual da CUFA, Billy Wesley, quebrar nas batidas do Dj Astrogildo (coroataense residente em S. Luís) e ainda passar por uma avaliação da seleta banca julgadora formada pelos b. boys Elias (São Luís), Gilberto (coordenador da CUFA Vargem Grande) e Marlon (Coroatá).

Ao final dos confrontos foram proclamados os grandes vencedores da noite, ficando a classificação final da seguinte forma:

1º lugar: Marcos e Mudo Black (Codó);
2º lugar: Pernalonga e Gustavo (Coroatá);
3º lugar: Adriano e G-3 (Coroatá).

Na avaliação final um dos coordenadores da CUFA Coroatá faz uma avaliação positiva do evento: "é o primeiro evento que fazemos e mesmo com a pouca estrutura que tivemos conseguimos atair um número significativo de amantes do movimento, o próximo será melhor ainda", conta Cleo Freitas.

Agora é só aguardar a etapa estadual, em Balsas (29/09).

Confira as fotos na galeria do Núcleo Coroatá:

http://picasaweb.google.com.br/cleosinho/BRADAN2010?feat=embedwebsite


Fonte:

http://cufacor.blogspot.com/