terça-feira, 1 de junho de 2010

CUFA-Gov. Nunes Freire e ALEAT lança Projeto Guarnicê

A Central Única das Favelas de Gov. Nunes Freire e a Academia de Letras do Alto Turi alança nessa semana o projeto “Guarnicê”. “Guarnicê” é uma palavra usada no bumba- meu- boi que significa: preparação do grupo para entrar em ação. É o aviso de que a brincadeira vai começar. Por isso este projeto recebeu esse nome, pois o mesmo tem o intuito de preparar jovens para a vida e compromissados com uma cultura viva e autêntica, tornando-se agente de sua própria história.

O projeto Guarnicê entrará em cena incentivando e preparando crianças, jovens e idosos inseridos no processo. O mesmo terá grande repercussão por mergulhar em fontes de informações, pesquisas, além de trabalhos solidários, interativos, artísticos, didáticos e literários. Não serão dissociados de nossa visão, os grupos tradicionais como: bumba- meu- boi, pintura, música, lendas, mitos, prosas, canções, folguedos, artesanato e outros que fazem parte de nossa cultura.

O projeto tem como objetivo trabalhar a cultura, em especial a local, valorizando os grupos artísticos de nossa cidade e adjacentes, fortalecendo as atividades grupais no que concerne à solidariedade, à integração, à participação, ampliando o conhecimento através de palestras, debates e pesquisas.


Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com

Nenhum comentário: