segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROFISSÃO DJ APROVADA NO SENADO




Depois de 1 ano da apresentação do projeto de lei que reconhece a atividade de DJ e Produtor/DJ tivemos o primeiro resultado positivo: a sua aprovação por unanimidade na última reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado em novembro de 2009.
O projeto, uma iniciativa do Sindecs de São Paulo, foi apresentado pelo Senador Romeu Tuma, do partido PTB (SP) e, ao longo deste 1 ano, foi analisado e discutido, obtendo o apoio da Senadora Rosalba Ciarlini, do partido Democratas (RN) e do Senador Wellington Salgado de Oliveira, do PMDB (MG). Dessa reunião participaram os representantes do Sindecs (SP), Antonio Carlos e Tibor Yuzo.

O texto original apresentado inicialmente pelos integrantes do Sindecs SP sofreu cortes e alterações no Senado, mas manteve a garantia mais importante de todas: o reconhecimento legal da atividade de DJ e Produtor DJ, assim como sua inclusão na lista CBO (Classificação Brasileira de Ocupação), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mas a batalha ainda não terminou: todo projeto de lei aprovado no Senado tem que contar ainda com a aprovação dos Deputados Federais. E esta nova etapa, que terá início em 2010, exigirá a participação dos profissionais de todo o país e também das entidades de classe existentes, sejam elas privadas ou não, como veículos de mídia, agências e organizações sociais.

É preciso deixar claro que a aprovação desta lei não beneficia nenhuma entidade sindical ou de qualquer outro tipo. Nem causa dano para nenhuma entidade já existente, como especulavam algumas empresas de agenciamento e de mídia. Ninguém vai decidir unilateralmente como o mercado deve se comportar, mas sim os próprios DJs e Produtores/DJs. Isto é democracia e por isso é necessária a participação de todos para que os resultados reflitam o mais fielmente possível o desejo da maioria.

O objetivo principal agora é fazer reconhecer e incluir a atividade de DJ e Produtor DJ na Classificação Brasileira de Ocupação, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ir contra a aprovação desta lei é ir contra o reconhecimento da própria existência, é negar a sua profissão e também desprezar o todo o trabalho realizado por gerações de profissionais que vieram antes de nós.

FONTE:
http://conexaodasruasslz.webnode.com.br/

Nenhum comentário: