quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Presidente Nacional da Cufa visita o Maranhão

Por Poliana Sales e Bruno Gouveia
Fotos: Biné Morais
Billy Wesley e Preto Zezé

O presidente nacional Preto Zezé desembarcou em São Luís na ultima sexta-feira, 11, para acompanhar os preparativos da seletiva local para a Taça das Favelas, a primeira competição de futebol de campo entre comunidades de todo o país. As seletivas serão realizadas em todos os estados com sedes da Cufa durante o próximo ano e o campeonato acontece em 2013. 

Durante sua estadia no Maranhão, Preto Zézé visitou a redação do jornal O Estado e a TV Mirante para apresentar projetos de cunho social em parceria com a Rede Globo desenvolvidos em vários estados do país. “A parceria com os meios de comunicação é essencial para viabilizar, além dos custos, a credibilidade e continuidade dos trabalhos realizados em cada comunidade, pois, se transforma a maneira como é apresentada determinada região”, explicou Zezé. 

Além da Taca das Favelas, outro projeto de grande impacto da Cufa é o “Reconstruir Espaços Urbanos” realizado em áreas de pouca ação do poder público. O projeto é desenvolvido com sucesso na comunidade Santa Cecília, no Ceará, cidade natal do presidente da Cufa. “Este é um cenário comum a todos os centros urbanos do país e a idéia que nos compartilhamos é que não é preciso ficar esperando somente o poder público, a iniciativa privada e a própria comunidade com a ajuda da imprensa tem o poder de transformar a sua realidade”, destacou o presidente. 

O presidente nacional da Cufa também veio ver de perto o trabalho da Cufa Maranhão que sendo realizado em São Luís e nos municípios de Balsas, Miranda do Norte, Coroatá, Gov. Nunes Freire, Imperatriz, Raposa, Riachão e Vargem Grande. Segundo o coordenador estadual da Cufa Ma, Billy Wesley, a entidade atua na mesma linha de transformação social seguida pela Cufa em todo o Brasil. “Temos por missão reverter à dinâmica social, estimular as comunidades periféricas a resgatar uma identidade positiva diante da violência urbana e da expansão das drogas”, explicou.

Na oportunidade, o coordenador estadual destacou o empenho da Cufa local no desenvolvimento dos projetos que tenham como prioridade pessoas de comunidades da periferia. “Atualmente temos o Ponto de Leitura, no Recanto Fialho, que atende mais de 300 crianças, dois pólos digitais com mais de 20 computadores”, disse. Outro grande projeto é o Cine Crioula, que já está na programação do projeto 400 anos de São Luís da prefeitura da cidade. “O projeto prevê um grande festival no aniversário da cidade e vários cursos de capacitação ao longo dos anos”, concluiu.

Billy Wesley, Preto Zezé e o repórter do jornal O Estado, durante visita ao Sistema Mirante

Nenhum comentário: