quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Marcos Leite visita a CUFA-MA

Na manhã da última quarta-feira (23/11), Marcos Leite, coordenador da CUFA Nunes Freire, esteve em visita a sede da CUFA Maranhão em São Luís.

Na ocasião ele esteve em reunião com Billy Wesley, coordenador estadual.

Muitos foram os assuntos debatidos, inclusive foi feito uma análise do que poderia ser feito pela base em Governador Nunes Freire.

Os projetos Viradão Esportivo, Cine Crioula, BRADAN e os cursos profissionalizantes em parceria com SENAI foram cogitados.

Ainda foi assunto da reunião o Encontro Estadual da CUFA, que provavelmente ocorrerá no mês de janeiro do ano vindouro.

Billy Wesley confirmou ao Marcos Leite que ele irá fazer uma visita a base em Nunes Freire em dezembro.




A principal missão da CUFA-MA é funcionar como um polo de produção cultural e de distribuição de oportunidades para os jovens, particularmente, negros e residentes em favelas através de projetos e ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fotos do Torneio de Futsal

No dia 8 (terça-feira) foi realizado um torneio de inauguração das duas quadras no Bairro Aeroporto.

O torneio de futsal foi organizado pela Secretarias de Assistência Social e de Educação e CUFA de Governador Nunes Freire.

Diversas equipes da rede municipal e estadual de ensino participaram do torneio que foi dividido em duas categorias.

O torneio foi uma das atividades da Semana de Aniversário de Governador Nunes Freire.

Veja as fotos:


















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Presidente Nacional da Cufa visita o Maranhão

Por Poliana Sales e Bruno Gouveia
Fotos: Biné Morais
Billy Wesley e Preto Zezé

O presidente nacional Preto Zezé desembarcou em São Luís na ultima sexta-feira, 11, para acompanhar os preparativos da seletiva local para a Taça das Favelas, a primeira competição de futebol de campo entre comunidades de todo o país. As seletivas serão realizadas em todos os estados com sedes da Cufa durante o próximo ano e o campeonato acontece em 2013. 

Durante sua estadia no Maranhão, Preto Zézé visitou a redação do jornal O Estado e a TV Mirante para apresentar projetos de cunho social em parceria com a Rede Globo desenvolvidos em vários estados do país. “A parceria com os meios de comunicação é essencial para viabilizar, além dos custos, a credibilidade e continuidade dos trabalhos realizados em cada comunidade, pois, se transforma a maneira como é apresentada determinada região”, explicou Zezé. 

Além da Taca das Favelas, outro projeto de grande impacto da Cufa é o “Reconstruir Espaços Urbanos” realizado em áreas de pouca ação do poder público. O projeto é desenvolvido com sucesso na comunidade Santa Cecília, no Ceará, cidade natal do presidente da Cufa. “Este é um cenário comum a todos os centros urbanos do país e a idéia que nos compartilhamos é que não é preciso ficar esperando somente o poder público, a iniciativa privada e a própria comunidade com a ajuda da imprensa tem o poder de transformar a sua realidade”, destacou o presidente. 

O presidente nacional da Cufa também veio ver de perto o trabalho da Cufa Maranhão que sendo realizado em São Luís e nos municípios de Balsas, Miranda do Norte, Coroatá, Gov. Nunes Freire, Imperatriz, Raposa, Riachão e Vargem Grande. Segundo o coordenador estadual da Cufa Ma, Billy Wesley, a entidade atua na mesma linha de transformação social seguida pela Cufa em todo o Brasil. “Temos por missão reverter à dinâmica social, estimular as comunidades periféricas a resgatar uma identidade positiva diante da violência urbana e da expansão das drogas”, explicou.

Na oportunidade, o coordenador estadual destacou o empenho da Cufa local no desenvolvimento dos projetos que tenham como prioridade pessoas de comunidades da periferia. “Atualmente temos o Ponto de Leitura, no Recanto Fialho, que atende mais de 300 crianças, dois pólos digitais com mais de 20 computadores”, disse. Outro grande projeto é o Cine Crioula, que já está na programação do projeto 400 anos de São Luís da prefeitura da cidade. “O projeto prevê um grande festival no aniversário da cidade e vários cursos de capacitação ao longo dos anos”, concluiu.

Billy Wesley, Preto Zezé e o repórter do jornal O Estado, durante visita ao Sistema Mirante