quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CUFA COROATÁ ENTREGA PRESENTES À CRIANÇAS DE COMUNIDADE POPULAR

Por Cleo Freitas

Na manhã do dia 24 (sexta-feira), vésperas do Natal, a CUFA Coroatá concluiu a sua campanha “Natal do Bem 2010” com a entrega dos brinquedos arrecadados durante todo o mês entre seus parceiros.

Os primeiros brinquedos foram entregues para as crianças que encontravam-se internadas, em observação ou que estavam realizando consultas de emergência naquela manhã no Hospital Geral Municipal - HGM. A ação continuou horas depois no Bairro Novo Areal, a maior comunidade popular do município de Coroatá, possuindo uma alta taxa demográfica e alto índice de violência e consumo/tráfico de entorpecentes.

O Bairro Novo Areal está composto em sua maioria, por ex-trabalhadores rurais que fugiram da agricultura de subsistência – o famoso êxodo rural –, como é peculiar às nossas periferias, que e vieram para a cidade em busca de oportunidades de trabalho e educação para os filhos. Estas pessoas hoje sobrevivem dos programas sociais do governo federal e, pouquíssimas vezes, da lavoura de subsistência (um percentual muito pequeno), do mercado informal (jovens que se tornam ajudantes de obras, vendedores ambulantes, trabalhadores no comércio, cortadores de cana etc.), aposentadoria e do mercado paralelo (o tráfico e o furto cometidos por adolescentes e jovens).

A realidade da infância diante da pobreza nesta e nas demais comunidades localizadas na periferia coroataense, é agravada muitas vezes pela ausência da escola, do acesso a cultura e a cidadania. Muitas dessas crianças conhecem o Natal apenas na televisão, vêem a figura do velho barbudo induzindo ao consumismo. Muitas dessas crianças não têm quem lhes dê um presente no dia do Natal. Com esta ação a CUFA Coroatá quis – e acreditamos que conseguimos – fazer nascer no rosto de algumas crianças a alegria de ganhar um presente nesta data.

A distribuição dos 262 brinquedos ocorreu em parceria com o Projeto Cuidando do Futuro, União de Moradores do Bairro Novo Areal – UNIMBAN.

“Eu considero esta a primeira ‘grande-pequena’ ação da nossa organização dentro das periferias nestes nossos primeiros seis meses de existência, a primeira de muitas atividades”, disse Cleo Freitas, coordenador da CUFA Coroatá sobre a atividade. Para o coordenador a quantidade de brinquedos foi pequena diante da necessidade da comunidade, mas que ficou de acordo com o plano de arrecadação definido pelos coordenadores da campanha.

Participaram da distribuição, além do presidente de honra da CUFA Coroatá, Daniel Ferreira, os parceiros Francinaldo Almeida e João Baiano (ambos também coordenadores da campanha), Leandro Claro, Yana Cardoso (psicóloga e parceira) e os bboys do núcleo de dança de rua (Jefferson Gotardo, Tiago Tarso, Jairo II e Rodrigo), além de outros não menos importantes.

Veja as fotos no site da CUFA Maranhão

domingo, 19 de dezembro de 2010

CUFA MARANHÃO FIRMA PARCERIA COM O SENAI NO ESTADO


A CUFA/MA fechou parceria com o Serviço Nacional de Apredizagem Industrial no Maranhão - SENAI/MA por período indeterminado. A princípio a CUFA Miranda do Norte, pela localização estratégica e por possuir a melhor estrutura física dentre todas as nossas bases municipais, será a primeira a ser contemplada com esta parceria.

O anúncio da parceria foi feito em comunicado da coordenação estadual da CUFA após reunião com Rogério Garcês, diretor responsável pela implantação de cursos profissionalizantes do SENAI em todo estado.

“A parceria com o SENAI permitirá à nossa base em Miranda do Norte receber, a partir de 22 de janeiro, uma demanda de mais de 10 cursos profissionalizantes, tendo como meta a formação de uma média de 2.000 jovens em 2011”, explica o coordenador estadual Billy Wesley. Entre os cursos que serão oferecidos estão: Mecânica de Motos, Panificação, Pedreiro, Carpintaria e Bombeiro Hidráulico.

Já em 2011 a estrutura física utilizada como sede da CUFA Miranda do Norte receberá o título de Centro Regional de Referência do SENAI, com a proposta de atender mais de 30 municípios vizinhos.

Atualmente, já está sendo realizado desde novembro o curso de Mecânica de Motores Pesados naquele município, atendendo inicialmente 60 alunos. Billy Wesley anuncia que 6 desses alunos já encontram-se empregados na Geradora de Energia do Maranhão S/A - GERAMAR, embora o curso ainda não tenha sido concluído.

A parceria entre as duas instituições irá proporcionar a expansão desses cursos para outros municípios onde a base maranhense da CUFA atua.

domingo, 12 de dezembro de 2010

PRÊMIO ANU: É HORA DE VOTAR


A Central Única das Favelas - CUFA criou o “Prêmio Anu 2010” para chamar a atenção da sociedade, para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010.

CUFA desenvolve seus projetos visando o fortalecimento da cidadania, trabalhando o social .

O Prêmio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.

Somente iniciativas como essas valorizam o trabalho de quem realmente faz algo pelo social.

Projetos indicados no Maranhão:

-Omo Pinrim Irê (Centro de Formação para a Cidadania AKONI);
-Bem-estar Familiar no Brasil (BEMFAM);
-Sonhos dos Erês (Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN/MA);
-Redes de Jovens Comunicadores (Instituto Formação); e
-Projeto Educar para a vida (Centro Paroquial São Francisco),

Para votar em um dos 5 projetos maranhenses que estão concorrendo ao Prêmio, clique aqui.